O cavername

O cavername vai ser montado com “ a quilha a fazer de portaló”, isto é, com as aposturas para baixo e a caverna em cima, num estaleiro confeccionado para o efeito. Na tábua de base, uma prancha de MDF com 22 mm de espessura, marcou-se o lugar de cada uma das balizas ao longo da quilha. Três placas de aglomerado formam uma base de apoio, à esquadria, onde, em cada caso, se vai fixar o desenho das balizas a colocar.
A primeira baliza a ser arvorada é a baliza mestra. As peças em U no interior das quais entra parte da apostura são coladas na prancha de MDF e permitem afinar longitudinal e lateralmente a posição do eixo da baliza.
Colocou-se uma segunda baliza em direcção à ré, cujos contornos podem ser observados numa segunda base horizontal de apoio. Os esquadros de contraplacado servem para calibrar e manter o espaçamento entre balizas durante o processo de montagem do cavername. Os esquadros encostam às balizas, mas não devem ser colados às mesmas já que isso iria dificultar o processo de desmoldagem do cavername.

O modelo com oito balizas arvoradas. Note-se o aumento significativo da espessura das balizas à medida que a construção avança em direcção à ré. É provável que esta espessura se venha a relevar excessiva, mas é preferível ter madeira de sobra para garantir o desempolamento interior e exterior do casco.

Vinte balizas estão arvoradas. Verifica-se um erro no alinhamento dos embaraçamentos dos planos dianteiros das balizas na ré. Os topos dos braços estão a fazer uma inflexão para o eixo da construção que está a desfigurar a harmonia da estrutura. Não vamos já corrigir o problema, aguarda-se pelo final da construção para proceder à correcção.

A inflexão dos embaraçamentos está confinada a 5 balizas que vão ser substituídas.

O erro foi corrigido com a aplicação de novas balizas. Nesta fase, o modelo está pronto para o desempolamento geral.

Com o processo de desempolamento em curso, uma perspectiva sobre a vante do cavername onde o abatimento da madeira é mais significativo.

Vista desafogada sobre o modelo numa perspectiva pouco habitual. A quilha será colocada posteriormente. Para já, é necessário garantir o desempolamento perfeito de todas as balizas e calibrar rigorosamente a altura e a inclinação das mesmas no lugar onde se vai fixar a quilha.
.SEGUINTE